Projetos de Pesquisa

Teses e dissertações

"Economia solidária e aprendizagem dialógica : práticas de participação e autogestão e necessidade de uma outra EJA"  

Autora: Kelci Anne Pereira

Resumo: Nossos objetivos para este trabalho são: 1) demonstrar, a partir da teoria de Mikhail Bakhtin,
como uma atuação educativa que promova a leitura dialógica proporciona formação crítica
coordenada entre oralidade e escrita, autoria do autor e autoria dos leitores em leitura
compartilhada e 2) evidenciar como leitura de mundo e leitura da palavra se dão ao mesmo
tempo em uma atuação educativa de êxito, como a Tertúlia Literária Dialógica. Trata-se de
uma investigação de natureza qualitativa, cujos procedimentos envolvem: a) a participação
em atividades de Tertúlia Literária Dialógica; b) entrevistas sobre momentos importantes na
vida dos sujeitos da pesquisa e com o professor que realiza as Tertúlias em suas aulas; c) a
identificação dos sentidos que emergem do encontro entre palavra e ideologias que circulam
durante a leitura. Para isso, amparamo-nos nos estudos de Mikhail Bakhtin para
entrecruzarmos e analisarmos os dados, discutimos uma nova concepção de leitura, refletimos
sobre as necessidades dos sujeitos da EJA em âmbito escolar e apresentamos a Tertúlia
Literária Dialógica como uma atividade educativa de êxito que proporciona conhecimento
instrumental de qualidade a todos os participantes envolvidos via aprendizagem dialógica.
Como resultados, mostramos o potencial da leitura dialógica para a produção de
conhecimentos, para a constituição de formas inovadoras de significar o texto, mais
conectadas com a realidade do leitor, salientamos a necessidade de discutir as práticas
educativas de êxito que acontecem na EJA e revelamos como o leitor amplia a sua própria
compreensão de mundo quando amplia a sua compreensão leitora. 

"A leitura dialógica na EJA : contribuições de Bakhtin para a Tertúlia Literária Dialógica" 

Autora: Sabrina Maria de Amorim Cavequia

Resumo: Nossos objetivos para este trabalho são: 1) demonstrar, a partir da teoria de Mikhail Bakhtin,
como uma atuação educativa que promova a leitura dialógica proporciona formação crítica
coordenada entre oralidade e escrita, autoria do autor e autoria dos leitores em leitura
compartilhada e 2) evidenciar como leitura de mundo e leitura da palavra se dão ao mesmo
tempo em uma atuação educativa de êxito, como a Tertúlia Literária Dialógica. Trata-se de
uma investigação de natureza qualitativa, cujos procedimentos envolvem: a) a participação
em atividades de Tertúlia Literária Dialógica; b) entrevistas sobre momentos importantes na
vida dos sujeitos da pesquisa e com o professor que realiza as Tertúlias em suas aulas; c) a
identificação dos sentidos que emergem do encontro entre palavra e ideologias que circulam
durante a leitura. Para isso, amparamo-nos nos estudos de Mikhail Bakhtin para
entrecruzarmos e analisarmos os dados, discutimos uma nova concepção de leitura, refletimos
sobre as necessidades dos sujeitos da EJA em âmbito escolar e apresentamos a Tertúlia
Literária Dialógica como uma atividade educativa de êxito que proporciona conhecimento
instrumental de qualidade a todos os participantes envolvidos via aprendizagem dialógica.
Como resultados, mostramos o potencial da leitura dialógica para a produção de
conhecimentos, para a constituição de formas inovadoras de significar o texto, mais
conectadas com a realidade do leitor, salientamos a necessidade de discutir as práticas
educativas de êxito que acontecem na EJA e revelamos como o leitor amplia a sua própria compreensão de mundo quando amplia a sua compreensão leitora. 

"Mulheres marceneiras e autogestão na economia solidária : aspectos transformadores e obstáculos a serem transpostos na incubação em assentamento rural" 

Autora: Carolina Orquiza Cherfem

Resumo: Nossos objetivos para este trabalho são: 1) demonstrar, a partir da teoria de Mikhail Bakhtin,
como uma atuação educativa que promova a leitura dialógica proporciona formação crítica
coordenada entre oralidade e escrita, autoria do autor e autoria dos leitores em leitura
compartilhada e 2) evidenciar como leitura de mundo e leitura da palavra se dão ao mesmo
tempo em uma atuação educativa de êxito, como a Tertúlia Literária Dialógica. Trata-se de
uma investigação de natureza qualitativa, cujos procedimentos envolvem: a) a participação
em atividades de Tertúlia Literária Dialógica; b) entrevistas sobre momentos importantes na
vida dos sujeitos da pesquisa e com o professor que realiza as Tertúlias em suas aulas; c) a
identificação dos sentidos que emergem do encontro entre palavra e ideologias que circulam
durante a leitura. Para isso, amparamo-nos nos estudos de Mikhail Bakhtin para
entrecruzarmos e analisarmos os dados, discutimos uma nova concepção de leitura, refletimos
sobre as necessidades dos sujeitos da EJA em âmbito escolar e apresentamos a Tertúlia
Literária Dialógica como uma atividade educativa de êxito que proporciona conhecimento
instrumental de qualidade a todos os participantes envolvidos via aprendizagem dialógica.
Como resultados, mostramos o potencial da leitura dialógica para a produção de
conhecimentos, para a constituição de formas inovadoras de significar o texto, mais
conectadas com a realidade do leitor, salientamos a necessidade de discutir as práticas
educativas de êxito que acontecem na EJA e revelamos como o leitor amplia a sua própria
compreensão de mundo quando amplia a sua compreensão leitora.