Comunidades de Aprendizagem

Comunidades de Aprendizagem é um projeto baseado em um conjunto de práticas educativas de êxito dirigidas à transformação social e educativa. Este modelo educativo está em consonância com as teorias científicas em nível internacional que destacam dois fatores chave para a aprendizagem na atual sociedade: as interações e a participação da comunidade. As Comunidades de Aprendizagem implicam todas as pessoas, as quais de forma direta ou indireta influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento das e dos estudantes, incluindo professorado, familiares, amigos e amigas, moradores e moradoras do bairro, membros de associações e organizações do bairro e local, pessoas voluntárias etc. O projeto, que teve início na educação regular em 1995 na Espanha, conta atualmente com mais de 124 Comunidades de Aprendizagem. Devido a seu êxito, as Comunidades de Aprendizagem foram estendidas em nível internacional, desenvolvendo-se em centros educativos do Brasil, e foram estudadas no Projeto INCLUD-ED: Strategies for inclusion and social cohesion from education in Europe, desenvolvido dentro do Sexto Programa Marco de Investigación de la Unión Europea, como uma atuação de êxito para o fomento da coesão social na Europa por meio da educação (INCLUD-ED, 2006-2011). Partindo dos sonhos de toda comunidade educativa e, por meio do diálogo e da ciência, este projeto transformador está alcançando um duplo objetivo: superar o fracasso escolar e melhorar a convivência. Coordenação: Profa. Dra. Fabiana Marini Braga