Projetos de Extensão

Nome do Projeto/Ação: Congresso Regional de Pessoas Adultas (2004)

Evento criado com objetivos de divulgar e debater conhecimentos acadêmicos; divulgar e debater políticas públicas; divulgar e debater iniciativas de diferentes setores; divulgar práticas pedagógicas.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora-DME)

Ademar da Silva (2004)

Aida Victoria Garcia Montrone (2004)

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (2004)

Ana Luiza Rocha Vieira Perdigao (2004)

Anete Abramowicz (2004)

Carmen Lucia Brancaglion Passos (2004)

Claudia Raimundo Reyes (2004)

Emilia Freitas de Lima (2004)

Itacy Salgado Basso (2004)

Maria Aparecida Mello (2004)

Maria da Graca Nicoletti Mizukami

Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi (2004)

Rosa Maria Moraes Anunciato (2004)

 

Nome do Projeto/Ação: A Sociedade da Aprendizagem no Discurso Científico Internacional (2004)

Projeto criado com objetivos de:

melhorar nossa compreensão sobre o conceito de Sociedade da Aprendizagem; identificar as principais controvérsias no debate sobre a Sociedade da Aprendizagem; identificar e analisar características dos discursos locais sobre este tema. 

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME)

Paulo Eduardo Gomes Bento

Fabiana Marini

 

Nome do Projeto/Ação: ACIEPE - Brasil Alfabetizado: formação de Professores de Jovens e Adultos II (2003, 2004)

Projeto de extensão criado com o objetivo de implementar a formação de alunos de licenciatura da UFSCar e demais universidades e/ou faculdades interessadas; de alunos do magistério do Ensino Médio e CEFAM da cidade de São Carlos para assumirem o papel de educadores e de educação de jovens e adultos.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME)

Aida Victoria Garcia Montrone (2003)

Celso Luiz Aparecido Conti (2003)

Claudia Raimundo Reyes (2003, 2004)

Maria Aparecida Mello (2003, 2004)

Maria Isabel de Moura (2003)

Marilia Blundi Onofre (2003)

Rosa Maria Moraes Anunciato (2003)

Valdemir Miotello (2003)

Vanice Maria Oliveira Sargentini (2003)

 

Nome do Projeto/Ação: Projeto Alfabetização de Jovens e Adultos e Inclusão digital (2004)

Projeto criado com objetivo principal de garantir, no contexto da Sociedade da Informação, que educadores e alfabetizandos da educação de pessoas jovens e adultas tivessem acesso a computadores e à rede internet, como meios de potencializar e ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita e de acesso à informação além de que alunos da Universidade pudessem desenvolver tais processos e apoiá-los.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME)

Claudia Raimundo Reyes

Maria Aparecida Mello

Paulo Eduardo Gomes Bento

 

Nome do Projeto/Ação: ACIEPE - Inclusão digital e Aprendizagem da Leitura e Escrita em Processos de Escolarização Inicial de Pessoas Jovens e Adultas (2004)

Projeto criado com objetivos de: garantir a homens e mulheres em processo de alfabetização que tenham acesso a microcomputadores como instrumento e desenvolvam sua aprendizagem; acessem a internet em busca de lugares, pessoas, informações de seu interesse e apropriem a modalidade de língua.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME)

Paulo Eduardo Gomes Bento

Claudia Raimundo Reyes

Maria Aparecida Mello

Adriana Maria Bogado

Alessandra M. da Cunha

Angélica M. D. Cordeiro

Daniel R. Leiva

Douglas Aparecido Campos

Wayne Teixeira Junior

Joyce Ap. T. Zainum (comunidade externa)

Leila Ap. Mendonça Lima (comunidade externa)

 

Nome do Projeto/Ação: Aprendizagem Dialógica de Matemática e de Escrita: adaptação e produção de material (no âmbito do Programa Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Aprendizagem Dialógica de Leitura e Escrita, de matemática e Inclusão Digital) (2005)

Projeto criado com objetivos de adaptar, testar e produzir materiais de ensino mais adequados à aprendizagem adulta.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME)

Paulo Eduardo Gomes Bento

Ligia Menezes (bolsista)

Renata Paschoalino

Waine Teixeira Junior

Vilma da Silva

 

Nome do Projeto/Ação: ACIEPE - Aprendizagem Dialógica na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (no âmbito do Programa Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Aprendizagem Dialógica de Leitura e Escrita, de matemática e Inclusão Digital (2005)

Projeto criado com objetivo de formação de educadores e educadoras para a educação de pessoas jovens e adultas

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME)

Paulo Eduardo Gomes Bento

Becky Henriette Gonçalves (bolsista)

Camila de Oliveira Ponce (bolsista)

Carlos Henrique dos Santos

Claudia Yumi Sakaguti Reis

José Geraldo Batista Chaves Filho

Josiane Bedette

Lisandra Rafaela dos Santos Conserva

Sara Regina Moreira da Silva Mendes

Talita Justel

Nome do Projeto/Ação: I Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas (CREPA) 

O I Congresso Regional de Pessoas Adultas foi realizado no decorrer de três dias (17, 18 e 19 de novembro de 2003), nas dependências da Universidade Federal de São Carlos, envolvendo uma conferência de abertura e cinco mesas redondas. Também contemplou a apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência, em comunicações orais ou painéis. (clique aqui para ver os resumos)

O objetivo principal do evento foi articular os esforços que já vêm sendo feitos na cidade e região para o desenvolvimento de iniciativas de educação de jovens e pessoas adultas, como educação ao longo da vida. Assim, foram reunidas pessoas e entidades que desenvolvem trabalho nesta área, possibilitando o debate e expansão do atendimento dos serviços.

Para tanto, foi possível o encontro de profissionais que investigam, atuam e difundem a educação de jovens e de pessoas adultas na região, no país e internacionalmente, nas diferentes atividades que estarão sendo propostas por meio de conferência, mesas redondas e apresentação de trabalhos e experiências.

Nome do Projeto/Ação: II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas (CREPA) e I Congresso de Participantes da Educação de Pessoas Adultas (no âmbito do Programa Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Aprendizagem Dialógica de Leitura e Escrita, de matemática e Inclusão Digital) (2005)

 Evento criado com objetivo de promover interlocução a respeito da educação de pessoas jovens e adultas entre especialistas/acadêmicos, educadores e educandos, debatendo os processos vividos e indicando conjuntamente políticas a serem estabelecidas para a efetiva democratização do acesso ao conhecimento e à educação.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora DME)

Paulo Eduardo Gomes Bento

Adaísis Ribeiro Bonato

Adriana Marcela Bogado

Ana Paula Rodrigues da Silva (bolsista)

Eglen Silvia Pipi Rodrigues

Fabiana Marini

Mariana Lucrécia Trevisan (bolsista)

Waine Teixeira Junior

Alessandra Marques da Cunha (comunidade externa)

Joyce Ap. Triltz Zainum (comunidade externa)

Leila Ap. Mendonça Lima (comunidade externa)

Regina Conceição (comunidade externa)

 

Nome do Projeto/Ação: Aprendizagem Dialógica de Matemática e de Escrita: adaptação e produção de material didático (2006, 2007, 2008)

Projeto criado com objetivos de adaptar, testar e produzir materiais de ensino mais adequados à aprendizagem adulta, com base no conceito de aprendizagem dialógica.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME, 2006, 2007, 2008)

Paulo Eduardo Gomes Bento (2006, 2007, 2008)

Amadeu José Montagnini Logarezzi (2007, 2008)

Celso Luiz Aparecido Conti (2007, 2008)

Arnaldo Martins Salazar Júnior (2006, 2007)

Daniel Rodrigo Leiva (2006, 2007)

Danilo Yukio Yamamoto (bolsista 2008)

Lígia Menezes (bolsista 2006, 2007)

Sara Regina Moreira da Silva Mendes (2006)

 

Nome do Projeto/Ação: ACIEPE - Aprendizagem Dialógica na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2006)

Projeto criado com objetivos de: a) desenvolver práticas dialógicas de formação de educadores para a educação de pessoas jovens e adultas, aprofundando sua compreensão a respeito dos processos de aprendizagem adulta, elaborando aulas e materiais de ensino, em conjunto, para aulas de alfabetização, de leitura, de matemática e de inclusão digital; b) aprofundar o estabelecimento de práticas de aprendizagem dialógica e de participação de jovens e adultos em processo inicial de escolarização, permitindo ao mesmo tempo o estudo de tal conceito e outros a ele relacionados, em situações de leitura e escrita, inclusão digital e matemática; c) desenvolver material didático para as atividades de leitura e escrita, inclusão digital e matemática, na perspectiva dialógica da educação de pessoas jovens e adultas.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora DME)

Paulo Eduardo Gomes Bento

Adriana Marcela Bogado

Alessandra Marques da Cunha

Aline Galhardo da Silva (bolsista, 2006)

Arnaldo Martins Salazar Júnior

Becky Henriette Gonçalves

Juliana Franzi

Luciano Silva Prates

 

Nome do Projeto/Ação: Inclusão Digital - elaboração de atividades pedagógicas e alimentação de site (Aprendizagem Dialógica na Educação de Pessoas Jovens e Adultas) (2006)

Projeto criado com objetivos de construir material de boa qualidade e de acordo com as características da aprendizagem adulta, para educandos e educadores de etapas iniciais da escolarização; democratizar o acesso à leitura e à escrita por meio da informática e da internet; dar acesso pela internet ao uso do computador como suporte da aprendizagem adulta.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME)

Paulo Eduardo Gomes Bento

Arnaldo Martins Salazar Júnior

Becky Henriette Gonçalves

Marcos Diego de Oliveira Dunk (bolsista, 2006)

  

Nome do Projeto/Ação: Seminário Paulo Freire (2007, 2008, 2009, 2010, 2011)

Paulo Freire é o autor da educação mais conhecido mundialmente por sua contribuição quanto à Educação de Jovens e Adultos. Contribuir para a divulgação e o estudo de sua obra é fundamental para a região de São Carlos, já que não há nela nenhum curso ou habilitação específica de formação de educadores para a EJA. Em reuniões de 4 horas mensais pretende-se congregar educadores/as em atuação bem como os em formação inicial, bem como profissionais que se interessem pela obra de Paulo Freire. Também se divulgará o Seminário para educandos/as de EJA. As obras a serem lidas serão combinadas entre os/as participantes.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora DME - 2007, 2008, 2009, 2010, 2011)

Amadeu José Montagnini Logarezzi (2008, 2009)

Aline Galhardo da Silva (2007)

Ana Cristina Bragatto (2011)

Andreliza César de Oliveira (2011)

Diana Gennari Azevedo (2007)

Ernesto Ferreira Galli (2010, 2011)

Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana (2010, 2011)

Juliana Aparecida Moretti (2007)

Juliana Franzi (2007)

Lucimara Cristina de Paula (2009, 2010, 2011)

Marcos Diego de Oliveira Dunk (2007)

Priscila Ferreira Galli (2010)

Renata Paschoalino (2007)

 

Nome do Projeto/Ação: Formação Continuada para o Programa Brasil Alfabetizado junto à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Garça/SP (2010, 2011, 2012)

Projeto criado com objetivos de: Elaboração e Aplicação do Curso de Formação Continuada para o Programa Brasil Alfabetizado, junto à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Garça/SP; aprofundamento e continuidade da formação de gestoras, coordenadoras, educadoras e educadores responsáveis pelo Programa Brasil Alfabetizado no município de Garça; contribuir para que educadoras e educadores continuem desenvolvendo o programa de forma a oferecer educação para pessoas jovens e adultas com qualidade; contribuir para que educadoras e educadores saibam avaliar de forma coerente e com qualidade os educandos e educandas que participaram do Programa. 

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME, 2010)

Fabiana Marini Braga (coordenadora - DTPP, 2011, 2012)

Adriana Fernandes Coimbra Marigo (2010, 2011, 2012)

Aline Vanessa Gavioli (2011)

Lucimara Cristina de Paula (2010)

Raquel Moreira (2010, 2011, 2012)

Rosimara Silva Correa (2012)

Vanessa Cristina Girotto (2010)

  

Nome do Projeto/Ação: Curso de Extensão Universitária em Tecnologia Social no Estado de São Paulo (2008)

Projeto situado na parceria entre o Instituto de Tecnologia Social, a UFSCar e o Ministério da Educação, tendo por objetivo formar pessoas em Tecnologia Social por meio de Curso de Extensão, focalizando conceitos, metodologias e práticas de Tecnologia Social. As referências serão a Legislação Nacional de Educação e de Ciência e Tecnologia com Inclusão Social. 

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora DME, 2008)

Ioshiaki Shimbo

Manoel Baltasar Baptista da Costa

Carolina Orquiza Cherfem

Kelci Anne Pereira

Viviane Andrade Bandeira

Vanessa Maria Brito de Jesus

Marisa Silvana Zazzetta (comunidade externa)

 

Nome do Projeto/Ação: Contribuições da aprendizagem dialógica para as ações desenvolvidas pela CEMEJA para o Brasil Alfabetizado (2009)

Projeto criado com objetivo é propor e acompanhar atividades de formação de educadores e de participantes de EJA do município, na perspectiva de educação ao longo da vida. O trabalho foi realizado em seminários e rodas de conversa, bem como em tertúlias literárias dialógicas e reuniões de apoio à coordenação do CEMEJA. Além disso, este projeto pretende a formação de educadoras/es de pessoas jovens e adultas de São Carlos e região, por meio do Programa Brasil Alfabetizado (MEC/SECAD).

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora DME, 2009)

Paulo Eduardo Gomes Bento

Amadeu José Montagnini Logarezzi

Aida Victoria Garcia Montrone

Aline Vanessa Gavioli

Andreliza César de Oliveira

Carolina Orquiza Cherfem

Kelci Anne Pereira

Lucimara Cristina de Paula

Vanessa Cristina Girotto

 

Nome do Projeto/Ação: Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) (set 2009 a dez 2011)

Projeto criado com financiamento pelo MEC/FNDE, via Resolução FNDE 048/2008 e Edital nº 2/2009 MEC/SECAD/DPEJA, com objetivo geral de formar humana e tecnicamente 40 profissionais, educadoras(es) e pessoas engajadas em práticas sociais educativas para trabalharem especificamente com a educação de pessoas jovens e adultas, tendo ênfase na perspectiva da aprendizagem dialógica

Membros envolvidos:

Fabiana Marini Braga (coordenadora DME, 2009 a 2011)

Aida Victoria Garcia Montrone

Amadeu Jose Montagnini Logarezzi

Claudia Raimundo Reyes

Elenice Maria Cammarosano Onofre

Maria Waldenez de Oliveira

Petronilha Beatriz Goncalves e Silva

Roseli Rodrigues de Mello

Adriana Fernandes Coimbra Marigo

Carolina Orquiza Cherfem

Francisca de Lima Constantino

Kelci Anne Pereira

Raquel Moreira

 

Nome do Projeto/Ação: Aprendizagem dialógica: noções teórico-metodológicas para a concretização de práticas sociais e educativas (dez/2009 a jan/2010)

Curso criado para responder a uma demanda social apresentada ao Niase por grupos da sociedade civil e da comunidade acadêmica, no sentido de oferecer-lhes formação em aprendizagem dialógica. Dessa maneira, objetiva respaldá-los teórica e metodologicamente neste referencial, para que reconduzam e/ou ampliem suas práticas junto a populações historicamente desfavorecidas. 

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora - DME)

Aline Vanessa Gavioli

Vanessa Cristina Girotto

Vanessa Gabassa

 

Nome do Projeto/Ação: Necessidades Formativas de Familiares de Uma Escola De Ensino Fundamental de Periferia Urbana de São Carlos (2010)

 Desde a década de 1970, o mundo está passando por transformações socioeconômicas e culturais, com profundos impactos na economia, no trabalho, na educação e na vida cotidiana das pessoas. A sociedade capitalista informacional tem aprofundado as desigualdades sociais já existentes e gerando o novas. As pessoas reconhecem na educação possibilidades de melhoria de sua condição de vida. Nesse sentido e partindo do interesse real dos familiares dos estudantes, esse projeto de extensão tem por objetivo levantar a demanda e contribuir para a oferta de cursos profissionalizantes para familiares de estudantes de uma escola de periferia urbana na cidade de São Carlos.

Membros envolvidos

Paulo Eduardo Gomes Bento (coordenador - DEP)

Viviane Andrade Bandeira (bolsista)

Nome do Projeto/Ação: Economia Solidária e Aprendizagem Dialógica em Assentamentos Rurais: práticas econômicas, culturais e educativas com organizações produtivas de mulheres (2010)

 Para compreensão da relevância social deste projeto, é importante a informação de que as mulheres de zona rural mencionadas são agricultoras familiares que vivem no assentamento Terra Nossa. Este abrigando hoje 341 famílias, as quais conseguiram a posse da terra em 2007, após três anos de ocupação e resistência. Entre os motivos que levaram as mulheres a demandar do NIASE apoio para a sua organização produtiva encontramos: de um lado as condições estruturais precárias do assentamento, bem como as exclusões sofridas pelas mulheres assentadas, de outro lado, o histórico de engajamento destas feministas, sustentado pelo sonho e coragem por obter qualidade de vida e desenvolvimento para a sua comunidade. Na falta de políticas públicas consolidadas de atendimento à mulher nos municípios de Pederneiras e Bauru, e diante do compromisso social que o Niase assume, este respondeu favoravelmente à demanda daquelas. Vale destacar que a relação do núcleo com as assentadas em foco iniciou-se em 2007, a partir de trabalho de pesquisa.

Membros envolvidos

Paulo Eduardo Gomes Bento (coordenador - DEP)

Roseli Rodrigues de Mello (docente - DTPP)

Andreliza César de Oliveira (bolsista)

Carolina Orquiza Cherfem

Caroline Lins Ribeiro Ferreira

Daniela Mara Gouvêa Bellini (bolsista)

Guilherme Franceschini

Kelci Anne Pereira

Vanessa Maria Brito de Jesus

 

Nome do Projeto/Ação: Economia Solidária e Aprendizagem Dialógica no Assentamento Terra Nossa: práticas econômicas, culturais e educativas com uma organização produtiva de mulheres (2010)

 Para compreensão da relevância social deste projeto, é importante a informação de que as mulheres de zona rural mencionadas são agricultoras familiares que vivem no assentamento Terra Nossa. Este abrigando hoje 341 famílias, as quais conseguiram a posse da terra em 2007, após três anos de ocupação e resistência. Entre os motivos que levaram as mulheres a demandar do NIASE apoio para a sua organização produtiva encontramos: de um lado as condições estruturais precárias do assentamento, bem como as exclusões sofridas pelas mulheres assentadas, de outro lado, o histórico de engajamento destas feministas, sustentado pelo sonho e coragem por obter qualidade de vida e desenvolvimento para a sua comunidade. Na falta de políticas públicas consolidadas de atendimento à mulher nos municípios de Pederneiras e Bauru, e diante do compromisso social que o Niase assume, este respondeu favoravelmente à demanda daquelas. Vale destacar que a relação do núcleo com as assentadas em foco iniciou-se em 2007, a partir de trabalho de pesquisa.

Membros envolvidos

Paulo Eduardo Gomes Bento (coordenador - DEP)

Roseli Rodrigues de Mello (docente - DTPP)

Andreliza César de Oliveira (bolsista)

Carolina Orquiza Cherfem

Caroline Lins Ribeiro Ferreira

Daniela Mara Gouvêa Bellini (bolsista)

Guilherme Franceschini

Kelci Anne Pereira

Vanessa Maria Brito de Jesus

 

Nome do Projeto/Ação: Etnias e interculturalidade na UFSCar: Tertúlia Literária Dialógica (2011, 2012)

Breve descrição: Ao assumir a política de ações afirmativas, a UFSCar fez opção político-pedagógica de acolher na universidade grupos que historicamente foram impedidos de acesso à escolaridade, principalmente em nível universitário. Dentre os grupos acolhidos, vários povos indígenas passaram a compor o quadro discente universitário. Atualmente, 23 etnias frequentam cursos de graduação da UFSCar, trazendo para seu interior a riqueza de suas culturas e desafiando-nos a constituir uma universidade que desenvolva competência social, pedagógica e científica que abarque diferentes culturas e conhecimentos e aprofunde e amplie o conhecimento acadêmico. Originários de culturas orais, tendo o português como segundo idioma, o encontro entre culturas por meio da língua escrita é fator a ser observado e trabalhado para que as competências da universidade se efetivem. Sendo a língua portadora de visões e de compreensões de mundo, a leitura da palavra deve vir, necessariamente, articulada ao exercício da leitura do mundo. Assim, estabelecer diálogo entre e com as diferentes etnias presentes na UFSCar pressupõe a criação de espaço intercultural de leitura do mundo e leitura da palavra, com base em textos que provoquem diálogos a respeito das diferentes experiências e visões de mundo e, principalmente, que deem a conhecer aos estudantes indígenas a constituição do pensamento urbano e escolarizado que constitui a universidade. Instrumento para que tais estudantes possam nos ajudar a estabelecer efetivas conexões entre diferentes modos de vida e pensamento, base para reflexão e autorreflexão de todas as partes. Assim, justifica-se a atividade aqui apresentada. No decorrer do projeto, tem-se por objetivos que estudantes indígenas de diferentes etnias: leiam textos de literatura consagrada, nacional e internacional, tendo acesso à visão de mundo que dá suporte ao pensamento moderno e urbano; dialoguem entre si e com professora e estudantes pertencentes a populações urbanas, compartilhando visões de mundo, dando a conhecer diferentes formas de ser e de viver; apropriem-se da leitura enquanto instrumento de acesso a conhecimentos acadêmicos, literários e como forma de registro de experiências pessoais; realizem autorreflexão do convívio intercultural. Também é objetivo da atividade que estudantes indígenas e não indígenas criem redes de solidariedade entre si e para receber novos colegas ingressantes em 2011 e em 2012 na UFSCar.  A Metodologia foi a das Tertúlias Literárias Dialógicas.

Membros envolvidos:

Roseli Rodrigues de Mello (coordenadora DTPP, 2011, 2012)

Custódio Benjamin da Silva

Ernesto Ferreira Galli

Maria Luiza Toledo Ferraz (bolsista 2012)

Renan Yudi Wakizaka

 

Nome do Projeto/Ação: III Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas (CREPA) (2013)

Breve descrição: projeto criado com objetivo de criar espaço de interlocução entre professores/as da educação básica, pesquisadores/as, movimentos sociais e educandos/as da EJA, visando compreender os desafios que se colocam atualmente para a democratização da EJA na perspectiva da aprendizagem dialógica. Nesse sentido, o III Crepa teve como tema central: "Os desafios da democratização da EJA no atual contexto: perspectivas a partir de uma abordagem dialógica".  O Congresso envolverá conferência de abertura, mesas redondas, oficinas, rodas de conversa, grupos de trabalho e apresentação de trabalhos acadêmicos e experiências docentes e de aprendizagem.

Membros envolvidos:

Fabiana Marini Braga (coordenadora DTPP, 2013)

Roseli Rodrigues de Mello

Adriana Fernandes Coimbra Marigo

Adriana Zakia Costa

Raquel Auxiliadora dos Santos

Raquel Moreira

Rosimara Silva Correa

Sabrina Maria de Amorim