O que são Tertúlias Dialógicas?
O que são Tertúlias Dialógicas?
Trata-se da criação coletiva de significados e conhecimentos com base no diálogo igualitário e na participação de todos os participantes.
A atividade, Tertúlia Dialógica, baseia-se nos 7 princípios da Aprendizagem Dialógica, e se desenvolve com produções clássicas da humanidade, sendo assim, é possível realizar diversas tertúlias dialógicas, como por exemplo: literária, de artes e musical.
As Tertúlias Dialógicas possibilitam que pessoas de idades, gêneros e culturas diferentes debatam temas diversos acerca dos clássicos universais e de conhecimentos científicos produzidos pela humanidade ao longo do tempo.
Neste sentido, existem diversos tipos de tertúlia, como:
- Tertúlia Literária Dialógica;
- Tertúlia Dialógica Musical;
- Tertúlia Dialógica de Artes;
- Tertúlia Dialógica Científica;
- Tertúlia Dialógica Pedagógica.
Como se organiza?
Em cada atividade, cada participante destaca um trecho da leitura feita e todos, conjuntamente, fazem a interpretação dialogada sobre a obra que está sendo trabalhada: um texto literário, uma obra de arte, uma peça musical, uma questão matemática, etc. Assim, cada pessoa expressa ao grupo aquilo que lhe chamou atenção, explicando o destaque, relacionando-o com diálogos de encontros anteriores, expondo sua reflexão crítica, etc. Através desse diálogo e das contribuições de cada participante, gera-se um intercâmbio enriquecedor que permite aprofundar um tema na tertúlia, promovendo, por sua vez, a construção de novos conhecimentos. Em cada encontro, uma das pessoas participantes pode moderar a tertúlia dialógica, com a ideia de favorecer uma participação igualitária entre todos do grupo.
Por exemplo, na tertúlia literária, todo participante se compromete a ler um número de páginas ou capítulos, e elege parágrafos que lerá em voz alta na tertúlia e explicará o motivo de sua escolha, debatendo-o com todos do grupo.
Por que ler os clássicos da literatura universal?
Os clássicos universais propiciam acesso ao conhecimento sistematizado, ampliam o vocabulário e o conhecimento da língua, melhoram a compreensão de uma situação histórica, melhoram a qualidade da leitura e, finalmente, remetem aos marcos históricos de diferentes culturas, constituindo referências culturais de primeira ordem para a compreensão e a reflexão sobre o mundo. Hoje, mais do que nunca, em nossas sociedades globalizadas, a leitura dos clássicos universais de diferentes partes do mundo se constitui na aprendizagem básica para entender e compreender nossa sociedade.
Para reconhecer uma tertúlia literária dialógica é preciso saber se os livros que leem são clássicos universais e se realizam a metodologia da aprendizagem dialógica. (Flecha, 1997).
Uma obra clássica da literatura é aquela que perdura ao longo do tempo. Sobre ela existe um consenso universal que reconhece sua qualidade e sua contribuição ao patrimônio cultural da humanidade. São obras modelos em seus gêneros. Também são obras que abordam, com uma grande qualidade e profundidade, temas que preocupam a humanidade, independente de sua cultura ou época.
São obras que não saem de moda, que atravessam pessoas por gerações, embora tenham sido escritas há anos ou milênios atrás, como A Ilíada ou a Odisseia, de Homero.
Sintetizando e Diferenciando a Tertúlia Literária Dialógica de outras Práticas Educativas
TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS |
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O que é |
O que não é |
1. Permitem a construção coletiva de significado e conhecimento, com todas as pessoas participantes, baseada na aprendizagem dialógica |
1. Não é uma roda de leitura
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2. Baseiam-se na Leitura Dialógica e implicam um processo de leitura e interpretação coletiva e dialógica de textos num contexto onde prevalece a validade dos argumentos no lugar das pretensões de poder das e dos participantes. Através deste procedimento dialógico cada pessoa e o grupo dão um novo sentido à leitura dos clássicos e se alcançam compreensões muito profundas e críticas que seriam impossíveis de serem alcançados solitariamente |
2. Não é palestra ou roda de conversa com um especialista sobre qualquer tema ou livro.
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3. Leem-se livros da Literatura Clássica Universal |
3. Não é Tertúlia Literária Dialógica se não se lê livro da literatura clássica universal |
4. A compreensão coletiva dos textos produz-se por meio de um processo de interpretação coletiva que está mediado pelo diálogo igualitário entre todas as pessoas participantes. |
4. Não é uma Tertúlia Literária Dialógica se o diálogo está baseado em pretensões de poder e não de validade, sendo as pessoas com maior status acadêmico as que monopolizam o debate e impõem ao grupo suas interpretações.
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5. As pessoas participantes na tertúlia já vão com a leitura realizada das páginas que foram combinadas. Durante a tertúlia, expõe-se um parágrafo que chamou a atenção, que gostou especialmente, e compartilha com os demais o sentido desse parágrafo e qual reflexão ele proporcionou. Posteriormente, abre-se um turno de palavras onde os demais participantes dizem suas opiniões a respeito desse parágrafo ou elaboram sobre as interpretações realizadas previamente, construindo assim de forma dialógica um novo sentido. |
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6. Tem um moderador que tem a função de favorecer a participação igualitária de todos e todas participantes. |
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7. O diálogo igualitário promove o desenvolvimento de valores como a convivência, o respeito e a solidariedade |
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8. Podem ser realizadas com familiares, membros da comunidade, professorado, voluntariado e estudantes desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior até a educação de pessoas adultas. |
(Texto traduzido e adaptado do site www.utopíadream.info/cat)
As Tertúlias Dialógicas Musicais e as Tertúlias Dialógicas de Artes são semelhantes às Tertúlias Literárias Dialógicas.
No caso das Tertúlias Dialógicas Musicais, a dinâmica se dá em torno da audição de peças musicais clássicas, das quais se fazem os destaques, a apresentação de cada membro ao grupo e seus comentários.
No caso das Tertúlias Dialógicas de Artes, a dinâmica se dá em torno da apreciação de obras de artes plásticas clássicas, a partir das quais se fazem os destaques, a apresentação de cada membro ao grupo e seus comentários.
Em todas elas, o grupo deve ser estimulado a buscar informações sobre o que tratam as obras e seus autores, compositores ou pintores.
Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva
contato: tertulia@ufscar.br