Projetos de Pesquisa

Formação dialógica inicial e continuada de profissionais em tempos distanciamento social (COVID-19).

Descrição: Entendendo ser o momento de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 um momento oportuno para levantar, junto a participantes de cursos remotos baseados na aprendizagem dialógica, elementos sobre o papel que eles desempenharam na sua formação profissional, no enfrentamento do momento de isolamento social, bem como no suporte a relações fora do grupo dos cursos, a pesquisa tem como pergunta: quais os fatores limitantes e os fatores transformadores de cursos remotos em abordagem da aprendizagem dialógica, em momento de pandemia e de isolamento social? Cinco cursos ofertados pelo grupo de pesquisa da proponente serão pesquisados: duas ACIEPES, dois cursos de curta duração e um curso de Aperfeiçoamento. Comporão a amostra os participantes e membros da equipe que assim o desejarem e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. Serão coletados dados quantitativos via um questionário online, bem como dados qualitativos via questões abertas do questionário, entrevistas e grupos focais comunicativos. Os dados serão analisados segundo dimensões e âmbitos da Metodologia Comunicativa: dimensões transformadoras e excludentes, produzidas nos âmbitos do mundo da vida e do sistema. Como resultados, prevê-se a indicação de ações que possibilitem tornar cursos remotos em momentos de crise mais dialógicos e mais plenos de sentido.. 

Integrantes: Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador, Fabiana Marini Braga, Raquel Moreira, Adriana Fernandes Coimbra Marigo, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Antônio Álvaro Soares Zuin, Anselmo João Calzolari Neto, Rosimara Silva Correia , Juliana Consoni, Denise Bachega, Bruno Cortegoso Prezenszky, Daniela Mara Gouvea Belline, Ernesto Galli, Everton Madaleno Batisteti, Osmair Benedito da Silva, Francisca de Lima Constantino, Julia Godoy,  Mariana Luciano Afonso, Alexandre Monte, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti.

Aprendizagem dialógica na Educação de Pessoas Jovens e Adultas: leitura e escrita, inclusão digital, Tertúlia Literária Dialógica, aprendizagem matemática, aprendizagem adulta, formação de educadores. (Encerrado)

Descrição: Investigação de processos de aprendizagem de pessoas jovens e adultas em diferentes contextos e sua articulação à aprendizagem do conhecimento sistematizado (leitura e escrita, matemática, etc.). Tem por objetivos: a) aprofundar o conceito de aprendizagem dialógica e o de inteligência cultural; b) descrever e analisar conhecimentos práticos que jovens e adultos já possuem quando chegam à escola, c) construir articulações dos conhecimentos práticos com os conhecimentos escolares que jovens e adultos terão de adquirir na escola, por meio de processos de interação e dialogicidade; d) investigar o acesso ao conhecimento e sua aquisição em processos de aprendizagem dialógica, por pessoas jovens e adultas (aulas, tertúlias, processos de inclusão digital, materiais didáticos mais adequados). A partir de janeiro de 2005, está a ele acoplado o programa de extensão intitulado: Educação de Pessoas Jovens e Adultas: aprendizagem dialógica de leitura e de escrita, de matemática e inclusão digital. 

Integrantes: Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador, Fabiana Marini, Joice Ap.Trisltz Zainum, Leila Ap. Mendonça Lima, Paulo Eduardo Gomes Bento, Adriana Marcela Bogado, Waine Teixeira Júnior, Tiago Hori, Vanessa Cristina Girotto, Vanessa Gabassa, Sara Regina M. da Silva, Arnaldo Martins Salazar Júnior, Micheli Fernanda Machado, Renata Paschoalino, Luciano Silva Prates, Maria Isabel U.F. Loreti, Regina Conceição, José Geraldo B. Chaves Filho, Eglen Silvia Pípi Rodrigues.

Tertúlias Literárias Dialógicas e impacto social: análise dos processos interativos e aprendizagem na comunidade escolar. 

Pesquisa de Mestrado (PPGE-UFSCar)

Início: 2020. 

Estudante: Everton Madaleno Batisteti. 

Orientadora: Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello.

Tertúlias pedagógicas na Formação inicial. 

Pesquisa de Doutorado (PPGE-UFSCar)

Início: 2019. 

Estudante: Vivian Massullo Silva.

Orientadora: Profa. Dra. Fabiana Marini Braga.

Tertúlias Literárias Dialógicas: potencialidades e desafios junto aos participantes moradores de rua que frequenta o MOVA. 

Pesquisa de Doutorado (PPGE-UFSCar)

Início: 2017.

Estudante: Maria Alice Zacharias. 

Orientadora: Profa. Dra. Fabiana Marini Braga.

Leitura Dialógica: primeiras experiências com Tertúlia Literária Dialógica com crianças em sala de aula.

Pesquisa de Doutorado (PPGE-UFSCar)

Finalizada em 2011.

Estudante: Vanessa Cristina Girotto. 

Orientadora: Roseli Rodrigues de Mello.

Tertúlia Literária Dialógica entre crianças e adolescentes: conversando sobre âmbitos da vida

Pesquisa de Mestrado (PPGE-UFSCar)

Finalizada em 2007.

Estudante: Vanessa Cristina Girotto. 

Orientadora: Roseli Rodrigues de Mello.