Projetos de Extensão

Tertúlias Dialógicas: literária, musical e de artes plásticas.

Descrição: Promover encontro de pessoas distintas entre si, com obras da literatura clássica, internacional ou nacional (Tertúlia Literária Dialógica), ou com obras musicais clássicas de produção nacional ou internacional (Tertúlia Musical Dialógica), ou com obras artísticas de pintura e escultura, clássicas nacionais e internacionais (Tertúlias Artísticas Dialógicas). Promover o diálogo e a reflexão entre diferentes pessoas em torno de obras, possibilitando conexão entre arte e a vida das pessoas. Estimular o acesso a diferentes conhecimentos e modos de vida, como ampliação da solidariedade e da possibilidade de convívio entre pessoas. Explicitar a existência da inteligência cultural como capacidade de se aprender diferentes coisas ao longo de toda a vida. Auxiliar na criação de sentido para a leitura, a música e obras artísticas como atividade cultural, de direito de todos.

Integrantes: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva - Coordenador, Roseli Rodrigues de Mello, Amadeu J. M. Logarezzi, Raquel Moreira, Adriana Fernandes Coimbra Marigo, Denise Bachega, Everton Madaleno Batisteti, Fabiana Marini Braga, Rayane Feliciano - bolsista.

Tertúlias Dialógicas: formação de moderadores/as

Descrição: As Tertúlias Dialógicas têm o objetivo de promover encontros de pessoas distintas entre si, com obras da literatura clássica, internacional ou nacional (Tertúlia Literária Dialógica), ou com obras musicais clássicas de produção nacional ou internacional (Tertúlia Musical Dialógica), ou com obras artísticas de pintura e escultura, clássicas nacionais e internacionais (Tertúlias Artísticas Dialógicas), para o diálogo e a reflexão entre diferentes pessoas em torno de obras, possibilitando conexão entre arte e a vida das pessoas. Estimular o acesso a diferentes conhecimentos e modos de vida, como ampliação da solidariedade e da possibilidade de convívio entre pessoas. Pretende-se, ainda, explicitar a existência da inteligência cultural como capacidade de se aprender diferentes coisas ao longo de toda a vida; auxiliar na criação de sentido para a leitura, a música e obras artísticas como atividade cultural, de direito de todos.

Integrantes: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva - Coordenador, Roseli Rodrigues de Mello, Adriana Fernandes Coimbra Marigo, Everton Madaleno Batisteti, Fabiana Marini Braga, Rayane Feliciano, Maria Júlia Freire.

Encontros de Tertúlias Dialógicas: Literárias, de Artes e Musicais (Acontece anualmente)

Descrição: Encontro anual que reúne presencialmente moderadores e participantes de Tertúlias Dialógicas de São Carlos e Região e virtualmente moderadores e participantes de Tertúlias Dialógicas de várias regiões do Brasil e de mais 6 países da América Latina, onde a atuação educativa de Êxito está sendo desenvolvida. O objetivo é promover encontro de pessoas distintas entre si, com obras da literatura clássica, internacional ou nacional (Tertúlia Literária Dialógica), ou com obras musicais clássicas de produção nacional ou internacional (Tertúlia Musical Dialógica), ou com obras artísticas de pintura e escultura, clássicas nacionais e internacionais (Tertúlias Artísticas Dialógicas), para o diálogo e a reflexão entre diferentes pessoas em torno de obras, possibilitando conexão entre arte e a vida das pessoas. Estimular o acesso a diferentes conhecimentos e modos de vida, como ampliação da solidariedade e da possibilidade de convívio entre pessoas. Pretende-se, ainda, explicitar a existência da inteligência cultural como capacidade de se aprender diferentes coisas ao longo de toda a vida; auxiliar na criação de sentido para a leitura, a música e obras artísticas como atividade cultural, de direito de todos. No encontro tem-se o objetivo de formação de gestores, coordenadores e docentes para criação de novas tertúlias dialógicas, assim como de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar e de outras universidades.

Integrantes: Roseli Rodrigues de Mello, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Amadeu J. M. Logarezzi, Raquel Moreira, Adriana Fernandes Coimbra Marigo, Anselmo João Calzolari Neto, Rosimara Silva Correia, Juliana Consoni, Fabiana Marini Braga, Denise Bachega, Bruno Cortegoso Prezenszky, Daniela Mara Gouvea Belline, Everton Madaleno Batisteti, Francisca de Lima Constantino, Rafaela Rodrigues, Enayton Lucas Silveira, Rayane Feliciano.

Tertúlia Pedagógica: Formação em Aprendizagem Dialógica

Descrição: Atividade Curricular Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. s tertúlias pedagógicas dialógicas caracterizam-se por ser uma das atuações educativas de êxito (AEE), as quais foram validadas pela Comunidade Científica Internacional por meio de um projeto de pesquisa de grande envergadura desenvolvido junto à comunidade europeia (INCLUD-ED, 2006-2011). Trata-se de um processo rigoroso e ético de desenvolvimento profissional pelo qual passam os educadores que implementam AEE e ajudam na transformação da escola em Comunidade de Aprendizagem. Realizada regularmente, ela tem por objetivo potencializar a reflexividade e o diálogo intersubjetivo a partir das evidências científicas por meio da aprendizagem dialógica. No Brasil, ela vem sendo difundida a partir do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar), dentro do programa de extensão "Democratização do conhecimento e do acesso à educação". Em São Carlos, ela configura-se por ser uma atuação pioneira. Com características bastante específicas, a Tertúlia Pedagógica Dialógica está de acordo com o que pretende a Universidade no que diz respeito à construção e difusão do conhecimento científico para melhoria da sociedade. Desde 2012, a proponente se encontra vinculada com o trabalho de Comunidades de Aprendizagem e as tertúlias dialógicas, quando o NIASE iniciou sua difusão com o projeto. A partir do INCLUD-ED (2006-2011), houve a incorporação das tertúlias pedagógicas dialógicas como uma das atuações educativas de êxito. E, desde então, esta atuação começou a ser um instrumento efetivo realizado em salas de aulas da graduação, sendo estendida agora para os professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino de São Carlos e região. A atividade prevê articulação entre ensino (desenvolvimento da atividade em disciplinas do curso de Pedagogia, bem como a participação de estudantes de graduação e pós-graduação diretamente nas atividades de extensão), pesquisa (a proponente pesquisa a temática e pretende envolver seus estudantes de graduação e pós-graduação na atividade) e extensão (o trabalho junto ao Centro de Formação de professores da rede municipal de São Carlos e região, bem como a formação e divulgação da atividade a outras regiões e países

Integrantes: Fabiana Marini Braga - Coordenadora, Raquel Moreira, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Alexandre Monte.