Graduação

Disciplinas oferecidas nos cursos de graduação da UFSCar.

"Estudos Freireanos: Educação, Aprendizagem e Transformação Social"

Estudo de obras e conceitos elaborados por Paulo Freire, retomando seu percurso de vida e o contexto de sua produção. A partir da leitura de textos de sua autoria, dialogar sobre: cultura; educação; escolaridade de crianças, jovens e pessoas adultas; contexto atual, transformação social e humanização. Diálogo, busca de coerência, intersubjetividade, conhecimento de experiência feito, construção de conhecimento, unidade na diversidade e humanização são conceitos centrais nos estudos. 

Objetivos:

A disciplina tem por finalidade possibilitar aos futuros pedagogos e pedagogas acesso à leitura e à reflexão compartilhadas de obras de autoria de Paulo Freire, analisando suas contribuições para a educação no Brasil e analisando o atual contexto brasileiro à luz dessas contribuições. 

"Feminismo dialógico: papel das mulheres nas mudanças sociais"

Estudo de conceitos sobre o feminismo dialógico como uma forma de organização das contribuições e discussões do movimento feminista, refletindo sobre a igualdade de gênero baseada na inclusão das vozes de todas as mulheres, na luta pelo respeito às diferenças e pelos direitos globais que atingem as mulheres. A partir da leitura de textos, dialogar sobre diferentes fases do feminismo, que correspondem ao feminismo da igualdade, da diferença e da diversidade, além do conceito de igualdade na diferença, central nos estudos do feminismo dialógico. Pretende-se, ainda, dialogar sobre o movimento feminista na América Latina.

Objetivos:

A disciplina tem por finalidade possibilitar aos futuros pedagogos e pedagogas a compreensão do papel das mulheres em relação às transformações sociais, bem como analisar as diferenças de gênero em nossa sociedade, à luz das contribuições do feminismo dialógico.

"ACIEPE: Comunidades de Aprendizagem: escola e seu entorno"

Objetivos:

  1. Divulgar Comunidades de Aprendizagem como forma de democratizar a escola em sua gestão, na aprendizagem de qualidade para todos e nas relações com as comunidades de entorno.
  2. Formar estudantes de graduação da UFSCar e de outras instituições, mestrandos e doutorandos em educação, profissionais da educação de redes municipal e estadual nas bases teórico-metodologicas do projeto, nas dinâmicas de funcionamento de Comunidades de Aprendizagem e em pesquisa Comunicativo-crítica.
  3. Possibilitar diálogo e trocas entre diferentes agentes educacionais na geração de alternativas para a democratização efetiva da escola pública.

"ACIEPE: Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflito"

A violência contra crianças, adolescentes e jovens é uma questão social que tem dimensões internacionais, levando organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a UNESCO e a ONU a produzirem monitoramento global do fenômeno. Para enfrentar um problema de tamanha complexidade e dimensão social, é preciso basear-se em evidências científicas para promover resultados responsáveis. O Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflito (MDPRC) está baseado nos principais elementos evidenciados por pesquisas internacionais para prevenção e superação de conflito e violência. O Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da UFSCar, pesquisa, ensina e implementa o modelo no Brasil há 8 anos, recebendo demanda crescente por parte de escolas e outras instituições educativas para a formação de profissionais no tema. Os membros do grupo implicados na oferta têm se dedicado à pesquisa do tema, tendo publicado artigos em periódicos reconhecidos. Os docentes orientam teses e dissertações na temática e as e os estudantes de doutorado, mestrado e graduação as desenvolvem no momento.

"ACIEPE: Tertúlias pedagógicas: formação em aprendizagem dialógica" 

As tertúlias pedagógicas dialógicas caracterizam-se por ser uma das atuações educativas de êxito (AEE), as quais foram validadas pela Comunidade Científica Internacional por meio de um projeto de pesquisa de grande envergadura desenvolvido junto à comunidade europeia (INCLUD-ED, 2006-2011). Trata-se de um processo rigoroso e ético de desenvolvimento profissional pelo qual passam os educadores que implementam AEE e ajudam na transformação da escola em Comunidade de Aprendizagem. Realizada regularmente, ela tem por objetivo potencializar a reflexividade e o diálogo intersubjetivo a partir das evidências científicas por meio da aprendizagem dialógica. 

No Brasil, ela vem sendo difundida a partir do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar), dentro do programa de extensão "Democratização do conhecimento e do acesso à educação". Em São Carlos, ela configura-se por ser uma atuação pioneira. 

Com características bastante específicas, a Tertúlia Pedagógica Dialógica está de acordo com o que pretende a Universidade no que diz respeito à construção e difusão do conhecimento científico para melhoria da sociedade. 

Desde 2012, a proponente se encontra vinculada com o trabalho de Comunidades de Aprendizagem e as tertúlias dialógicas, quando o NIASE iniciou sua difusão com o projeto. A partir do INCLUD-ED (2006-2011), houve a incorporação das tertúlias pedagógicas dialógicas como uma das atuações educativas de êxito. E, desde então, esta atuação começou a ser um instrumento efetivo realizado em salas de aulas da graduação, sendo estendida agora para os professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino de São Carlos e região. 

A atividade prevê articulação entre ensino (desenvolvimento da atividade em disciplinas do curso de Pedagogia, bem como a participação de estudantes de graduação e pós-graduação diretamente nas atividades de extensão), pesquisa (a proponente pesquisa a temática e pretende envolver seus estudantes de graduação e pós-graduação na atividade) e extensão (o trabalho junto ao Centro de Formação de professores da rede municipal de São Carlos e região, bem como a formação e divulgação da atividade a outras regiões e países.

"ACIEPE: Aprendizagem Dialógica na Educação de Pessoas Jovens e Adultas"

Abordagem da educação de pessoas jovens e adultas como educação ao longo da vida. Estudo de teorias e práticas direcionadas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas numa perspectiva dialógico- comunicativa (Paulo Freire, Habermas, Flecha e outros) e inserção em espaços culturais, salas de aula de EJA e movimentos sociais de educação de adultos. Compartilhamento de experiências com educadoras e educadores de educação de pessoas jovens e adultas.

"Estudos Indígenas: Perspectivas Dialógicas"

Estudos indígenas na perspectiva dialógica é disciplina voltada ao aprimoramento da leitura, da escrita e da interpretação de textos acadêmicos em diferentes áreas do conhecimento, focalizando temas sobre conhecimentos e direitos dos povos indígenas. Envolve leitura, interpretação, debate e produção de textos em perspectiva dialógica, articulando leitura de mundo e leitura da palavra (FREIRE & MACEDO, 1995). Faz parte de ações para efetivação da Lei 11.645, que prevê o ensino de história e cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena nas instituições educacionais brasileiras. Contempla, ainda, o debate sobre direitos indígenas como parte das ações de Direitos Humanos.
Objetivos:
Tal proposta tem dois focos principais: proporcionar a estudantes indígenas e não indígenas a familiarização com estrutura e interpretação de gêneros textuais acadêmicos nas diferentes áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que promove debate sobre a produção acadêmica a respeito de conhecimentos e direitos dos povos indígenas.