Pessoas
O NIASE é composto por uma coordenação (Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello e Profa. Dra. Fabiana Marini Braga) e por membros efetivos: docentes universitários, estudantes de pós-graduação (doutorado, mestrado e especialização) e de graduação, bem como profissionais que se encontram em formação em pesquisa ou em extensão universitária.
ACÁCIO RODRIGO DOS REIS SILVA Graduando no curso de Pedagogia na UFSCar-SC, ingresso em 2019. Parte do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) desde 2022. Integrante do Centro Acadêmico da pedagogia desde o inicio de 2023. Interesse de estudos: comunidades de aprendizagem e prevenção de violência. No NIASE integra os eixos de Comunidades de Aprendizagem, Tertúlias Dialógicas, Prevenção de violência de Gênero e Educação Antirracista e Prevenção de Violência contra comunidade LGBT. E-mail: acacio@estudante.ufscar.br Lattes: https://lattes.cnpq.br/9111601639593789 |
ADRIANA FERNANDES COIMBRA MARIGO Psicóloga, pedagoga, mestra e doutora em Educação, com pós-doutorado em Educação Escolar. Professora adjunta da UFSCar em São Carlos, SP. Desenvolve pesquisas baseadas no conceito de Aprendizagem Dialógica. No NIASE, coordena o eixo de Vida Adulta e integra os projetos de Tertúlias Dialógicas e Comunidades de Aprendizagem. |
ALEXANDRE MONTE Formado em Letras (2001) e Pedagogia (2014). Especialista, Mestre e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Supervisor de Ensino na rede municipal de São Carlos/SP e Professor de Língua Portuguesa na rede estadual na cidade de São Carlos/SP. No NIASE, participa dos eixos de Comunidade de Aprendizagem (CdA) e Tertúlias Dialógicas.
|
ALEXANDRE RODRIGO NISHIWAKI DA SILVA Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor Adjunto no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE-UFSCar). Desenvolve pesquisas sobre prevenção de violência, novas masculinidades alternativas e Comunidades de Aprendizagem. No NIASE, atua como coordenador geral do grupo e coordena o Eixo de Tertúlias Dialógicas. |
ALEXSANDRA DE FREITAS SILVA Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Central Paulista (2013). Atualmente é mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos( UFSCar). Participante do NIASE no eixo de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista, Educação Infantil e Tertúlia Dialógicas . E-mail: alexsandrafreitas26@gmail.com |
AMANDA DE CARVALHO Estudante de graduação do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No NIASE, participa dos eixos de Comunidades de Aprendizagem e de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista. |
ANA TEREZA FERREIRA TORATTI Estudante de graduação do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No NIASE, participa do eixo de Comunidades de Aprendizagem e Tertúlias e desenvolve pesquisa sobre o Efeito Pigmalião. No NIASE, integra os eixos de Comunidades de Aprendizagem e Tertúlias Dialógicas. E-mail: ana.toratti@estudante.ufscar.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/0643119226235239 |
ANTONIO ALVARO SOARES ZUIN Professor-Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com Estágio Doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (Bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Pós-Doutorados em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha. É Editor-chefe da revista: "Educação e Sociedade" (CEDES/UNICAMP) e membro do conselho editorial da revista "Pädagogische Korrespondenz" (Frankfurt am Main, Alemanha). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cyberbullying, Tecnologias digitais e educação, Teoria Crítica e educação, Violência e Educação. E-mail: dazu@ufscar.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5543562307373287 |
ANSELMO CALZOLARI
Biólogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor Adjunto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus Araras. Desenvolve pesquisas sobre Aprendizagem Dialógica e Ensino de Ciências e integra os eixos Prevenção de Violência e Educação Antiracista e Tertúlias Dialógicas. Coordena o Grupo de Homens do NIASE. |
BEATRIZ PADILHA DE SOUZA Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFSCar). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7523904380736083 |
|
BRUNO CORTEGOSO PREZENSZKY Graduado em Psicologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
DAVID ANTONIO PALLA SILVESTRE Graduado em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma instituição. Eixos do NIASE que participa: Prevenção de violência e educação antirracista; Vida adulta; Comunidades de aprendizagem |
CRISTIANE FONTES DE OLIVEIRA Graduada em Letras (FCLAr/UNESP), Mestre em Educação (PPGE/UFSCar) e Doutoranda em Educação (PPGE/UFSCar). Atuou como professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica na Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo, atualmente está na direção da EMEF e CER do Campo Eugênio Trovatti, na Rede Pública Municipal de Ensino de Araraquara/SP. Dedica-se ao estudo dos seguintes temas: alfabetização, letramento e educação do campo, na perspectiva da aprendizagem dialógica. No NIASE participa do eixo de Vida Adulta. |
DENISE BACHEGA Psicóloga graduada pela Universidade Federal de São Carlos (2011), possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (2020), na linha de Educação Escolar: Teorias e Práticas. No NIASE, participa do Eixo de Prevenção de Violência e Educação Antirracista. e-mail: denise.bachega@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8339894297281762 |
Pedagoga, Especializada em Educação Musical e Psicopedagogia Institucional, Mestranda em Educação pelo PPGE-UFSCar, Professora de Educação Básica com atuação nos anos iniciais do ensino fundamental junto a rede pública municipal de ensino de Porto Ferreira/SP. No NIASE, participa do eixo de Tertúlias Dialógicas. E-mail: drielevasconcelos@estudante.ufscar.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/1824836805501720 |
ENAYTON LUCAS PERASSOLI SILVEIRA Graduando no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos. Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), vinculado ao Grupo de Homens e à frente de Prevenção de Violência, tendo como foco a Prevenção de Violência contra a Comunidade LGBT na Universidade, tema de sua atual pesquisa na qual é bolsista CNPq/IC sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva. |
ERI HACHIMAN Estudante de graduação do curso de Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos.Desenvolve pesquisa sobre a Educação de crianças brasileiras no Japão. No NIASE, participa do eixo de Educação Antirracista e do grupo de Mulheres.
|
ERNESTO FERREIRA GALLI Pedagogo, Mestre e Doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor de Educação básica na rede municipal de Barueri - SP. No NIASE participa do grupo de homens, do eixo de Comunidade de aprendizagem e prevenção de violência. |
ÉVERTON MADALENO BATISTETI Licenciado em Pedagogia e Geografia. Mestrando no PPGE - UFSCar desenvolvendo pesquisa sobre Tertúlias Dialógicas. Professor no Sistema Municipal de Educação de Campinas. Participante do grupo de Tertúlias Dialógicas, Novas Masculinidades e também do grupo de Prevenção de Violência. |
FABIANA MARINI BRAGA Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Associada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) e professora na graduação e pós-graduação em Educação, principalmente, nas seguintes temáticas: comunidades de aprendizagem, atuações educativas de êxito, formação dialógica de professorado, aprendizagem dialógica e EJA. |
FRANCISCA DE LIMA CONSTANTINO Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Educação Básica na rede municipal de Ribeirão Preto/SP. No Niase, participa dos eixos de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista, e Comunidades de Aprendizagem. |
GIOVANNA BEATRIZ DA SILVA Bacharela em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Especialista em Educação Infantil pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. No NIASE, participa do Grupo de Mulheres, dos Eixos de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirrascista, Prevenção de Violência contra LGBTQIAPN+, e bolsista de extensão nas Tertúlias Literárias Dialógicas da UATI.
|
|
HELENICE APARECIDA MAGALHÃES DE SOUSA GUEDES Pedagoga, Mestra em Educação e Processos de Ensino, pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atuações no Niase, nos eixos: Comunidades de Aprendizagem, Prevenção de Violência/Educação Antirracista e Educação Infantil. |
ISABELA CUSTÓRIO TALORA BOZZINI Formada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação. Professora Associada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus Araras. Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores, Aprendizagem Dialógica e Ensino de Ciências. Integrante dos eixos Prevenção de Violência e Educação Antiracista e Tertúlias Dialógicas. Coordena o Grupo de Mulheres do NIASE. |
JENNIFER GOUVEIA Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização para Estudantes com Deficiência e faz Mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela mesma universidade. Professora de educação básica (anos iniciais) na rede municipal de Campo Limpo Paulista, SP, Brasil. Atua no momento como Coordenadora Técnica na Secretaria Municipal de Educação - gestora das coordenadoras pedagógicas inseridas nas escolas de Anos Iniciais. No NIASE participa do eixo de Prevenção de violência e educação antirracista |
JÉSSICA OLIVEIRA Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora na educação infantil. No NIASE, participa do eixo de Vida Adulta e Educação Infantil. e-mail: oliveirajessica@estudante.ufscar.br |
|
JULIANA BARBOSA CONSONNI Psicóloga, pedagoga, mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutoranda em Educação (PPGE/UFSCar). Atua como pedagoga no Serviço de Apoio ao Estudante (SAE/Unicamp). No NIASE participa do Eixo de Prevenção de Violência. |
|
|
|
LUANA APARECIDA ROSSI Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No NIASE, participa do eixo de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista. |
|
|
MARCIELE NAZARÉ COELHO Graduada em Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS - Angola). Pesquisadora do Centro de Estudos Africanos (CEACIS – Angola) desenvolvendo pesquisas sobre migrações, identidade, cultura e diversidade. No NIASE integra o Eixo Educação Antirracista. |
|
|
MILENA DE BEM ZAVANELLA FREITAS Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2012). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (2021) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (2021) na Universidade Federal de São Carlos. Atuante no Eixo de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista. Em apoio ao NIASE, participa e desenvolve estudos, pesquisa e extensão na área da prevenção de violência de gênero no campo da Educação e Educação Física E-mail: debem.milena@gmail.com |
OSMAIR BENEDITO DA SILVA Licenciado em Química, Pedagogo, Especialista em EJA, Mestre em Ciências, Doutor em Educação em Química. Supervisor de Ensino na rede municipal de Educação de São Carlos/SP e Professor de Ciências Físicas e Biológicas na SEE-SP - São Carlos/SP. No NIASE, participa dos eixos de Comunidades de Aprendizagem (CdA) e Educação Infantil. |
RAFAELA MARIA RODRIGUES Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar). No NIASE participa do Grupo de Mulheres, e dos Eixos de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista, Tertúlias Dialógicas e Educação Infantil. É bolsista CAPES e desenvolve pesquisas na área de prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes, sob orientação da Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello. |
Raquel Moreira Professora na rede pública municipal de ensino de São Carlos/SP, atuando como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É pedagoga (2007), mestra (2010) e doutora (2017) em Educação, formada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, desde 2006, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na área de Didática, dedicando-se às temáticas: Aprendizagem Dialógica, Comunidades de Aprendizagem, Atuações Educativas de Êxito, Tertúlias Dialógicas, Ensino e Aprendizagem, Educação Escolar e Diversidade, Formação de Professores e Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Junto ao NIASE atua nos projetos de Tertúlias Dialógicas e na formação em Comunidades de Aprendizagem. Atualmente (2022-2023) é professora substituta junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), da Universidade Federal de São Carlos. No NIASE, integra os projetos de Tertúlias Dialógicas, Comunidades de Aprendizagem, Educação Infantil e Vida Adulta. |
|
REGINA DE OLIVEIRA DYONISIO Licenciada em Pedagogia e mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. No NIASE participa do eixo de Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista e do Grupo de Mulheres. |
ROSELI RODRIGUES DE MELLO Professora sênior junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É também docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSCar), orientando mestrado e doutorado. Realizou seu primeiro pós-doutorado em 2001-2002, junto à Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA), na Universidade de Barcelona/Espanha. No retorno, fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), e está à frente de sua coordenação. Transferiu para o Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e as Tertúlias Literárias Dialógicas. Desde 2016, é uma das editoras da revista internacional REMIE - Multidisciplinar Journal of Educational Research - Web of Science. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores, dedicando-se às seguintes temáticas: aprendizagem dialógica, comunidades de aprendizagem, atuações educativas de êxito, tertúlias dialógicas, pesquisa educacional com base em evidências científicas, educação de adultos, atuação docente para a transformação, bases freireanas da educação. E-mail: roseli@ufscar.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5233854244313683 OrcID https://orcid.org/0000-0002-1782-890X ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Roseli-Mello Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=k_McUckAAAAJ&hl=pt-BR |
SIRLENE MARIA DIAS DE OLIVEIRA Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como Pedagoga na UFT na Assistência Estudantil. No NIASE, participa do eixo de Tertúlias Dialógicas. E-mail: sirlenioliver@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/0593765673749742 |
|
VIVIAN MASSULLO SILVA Pedagoga. Professora na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação Escolar: Teorias e Práticas (UFSCar). Integrante do grupo de pesquisa NIASE - Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa. |
WILLIAM ROSSANI DOS SANTOS Doutorando no programa de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, na linha História e Filosofia das Ciências Naturais, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Possui especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade no Instituto Federal de São Paulo. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é graduando no curso de Ciências Biológicas (UFSCar). No NIASE integra os eixos de Prevenção de Violência de Gênero, Tertúlias Dialógicas e Comunidades de Aprendizagem. |