CREPA - Inscrições abertas para o IV Congresso Regional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (CREPA)
O IV Congresso Regional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (CREPA) acontecerá no dia 26 de abril de 2025. Em sua 4ª edição, o evento pretende ser um espaço de interlocução sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São Carlos e região, entre docentes e estudantes da Educação Básica, profissionais que atuam na gestão pública ou como educadores/as sociais, militantes, pesquisadores/as e estudantes de licenciaturas e de pós-graduação. Esse encontro visa ampliar o diálogo com agentes diretamente envolvidos com a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, fomentar a pesquisa nesse campo educacional e oferecer subsídios para a formação de professores nessa modalidade.
Venha fazer parte desse amplo diálogo em busca de caminhos possíveis para transformar nossa realidade social.
Acesse o site do evento: https://www.crepa.ufscar.br/

Prazo de inscrições: até 21/03/2025
Prazo de envio de trabalhos acadêmicos: até 21/03/2025
Prazo de envio de trabalhos de outras linguagens: até 21/03/2025
Para envio de trabalhos clique aqui
26/04/2025
7h às 8h – CREDENCIAMENTO
8h às 8h30 – CAFÉ
8h30 às 10h – ABERTURA
Abertura solene
Mesa com convidados: gestor/a de escola, docente, pesquisador/a, educando/a da EJA
Conferência on-line: A potência da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas no Brasil
Conferencista: Profa. Dra. Liana da Silva Borges
Objetivo da mesa: problematizar a Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Idosas no Brasil,
a partir de diferentes olhares, destacando potencialidades e desafios relacionados com a
promoção do diálogo, da ciência e da transformação social.
10h às 12h – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E RODAS DE CONVERSA TEMÁTICAS
Apresentação oral de trabalhos e de relatos de experiência, inscritos nos seguintes eixos temáticos:
1. Políticas públicas e o direito à educação das pessoas jovens, adultas e idosas;
2. Educação popular e movimentos sociais;
3. Alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas;
4. Didática e práticas de ensino com pessoas jovens, adultas e idosas;
5. Formação de educadoras e educadores para a educação de pessoas jovens, adultas e
idosas.
- Roda de conversa em cada sala, com objetivo de, a partir dos trabalhos apresentados, compilar indicações referentes ao respectivo eixo temático que contribuam para potencializar a educação de pessoas jovens, adultas e idosas em São Carlos e região.
Obs.: haverá uma pessoa para moderar e registrar os relatos a serem posteriormente apresentados na plenária de encerramento.
12h às 13h – ALMOÇO
13h30 às 15h – OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA
Realização de práticas pedagógicas com as pessoas jovens, adultas e idosas presentes no evento.
15h às 16h - APRESENTAÇÃO DE OUTRAS LINGUAGENS
16h às 16h30-CAFÉ
16h30 às 17h30 - PLENÁRIA DE ENCERRAMENTO
Atividade: produção e aprovação de carta pública que sintetize as indicações levantadas nas rodas de conversa de cada eixo temático, visando potencializar a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas de São Carlos e região.
No IV CREPA, serão oferecidas oficinas de Práticas pedagógicas na EJA, conforme será indicado, mais abaixo,
Para participar nessas oficinas, é necessário indicar, no ato do envio de inscrição, qual a oficina em que deseja participar. O número de vagas para cada oficina é limitado e seguirá a sequência das inscrições.
As oficinas têm vagas limitadas e serão realizadas no horário das 13h30 às 15h.
Nesta oficina, desenvolveremos os princípios teóricos e a metodologia da Atuação Educativa de Êxito Tertúlia Dialógica Literária. Esta AEE promove a leitura compartilhada e o diálogo como formas de construção coletiva do conhecimento. O minicurso tem como objetivo apresentar essa prática para o público adulto, incentivando a reflexão crítica e a troca de interpretações sobre textos literários. A estrutura da oficina contempla três momentos: apresentação da AEE, vivência de uma Tertúlia Dialógica Literária e reflexão sobre os impactos e aplicações da experiência. Com foco na escuta ativa e no respeito à diversidade de opiniões, a atividade visa fortalecer o pensamento crítico, ampliar o repertório cultural e estimular a continuidade da prática em diferentes contextos sociais. Será disponibilizado um conto clássico (Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa) para que todas as pessoas realizem a leitura e elaborem seus destaques sobre o texto, a partir deste conto, realizaremos a vivência em Tertúlia Dialógica Literária.
Responsáveis: Alexandre e Camila
Vagas: 40
Nesta oficina, desenvolveremos os princípios teóricos e a metodologia da Atuação Educativa de Êxito Tertúlia Dialógica Literária. Esta AEE promove a leitura compartilhada e o diálogo como formas de construção coletiva do conhecimento. O minicurso tem como objetivo apresentar essa prática para o público adulto, incentivando a reflexão crítica e a troca de interpretações sobre textos literários. A estrutura da oficina contempla três momentos: apresentação da AEE, vivência de uma Tertúlia Dialógica Literária e reflexão sobre os impactos e aplicações da experiência. Com foco na escuta ativa e no respeito à diversidade de opiniões, a atividade visa fortalecer o pensamento crítico, ampliar o repertório cultural e estimular a continuidade da prática em diferentes contextos sociais. Será disponibilizado um conto clássico (Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa) para que todas as pessoas realizem a leitura e elaborem seus destaques sobre o texto, a partir deste conto, realizaremos a vivência em Tertúlia Dialógica Literária.
Responsáveis: Denise e Giovanna Beatriz
Vagas: 40
Nesta oficina, exploraremos os princípios teóricos da aprendizagem dialógica e vivenciaremos uma prática educativa de êxito: a Tertúlia Dialógica Musical (TDM). Neste formato, a música clássica cria um espaço rico para o diálogo, permitindo que os participantes compartilhem suas percepções por meio de uma troca respeitosa e igualitária. Na abordagem dialógica, a apreciação da música clássica torna-se um processo dinâmico e coletivo. Através dessa troca de experiências e emoções, podemos refletir sobre como nos posicionamos no mundo, como interagimos com os outros, respeitamos as opiniões alheias e cultivamos a solidariedade entre os pares. O objetivo da oficina é apresentar a TDM ao público adulto, estruturando-se em quatro etapas principais:
1. Apresentação dos princípios da aprendizagem dialógica (10 minutos);
2. Introdução à TDM e audição coletiva de uma obra clássica musical (10 minutos);
3. Vivência prática da TDM (60 minutos);
4. Reflexões finais (10 minutos).
A música clássica escolhida para a TDM é o primeiro movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven, que será disponibilizada aos participantes com antecedência por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=SSypujlLlNI.
Obs. É interessante que essa prática ocorra em uma sala equipada com projetor, permitindo que a obra musical seja ouvida coletivamente enquanto se acompanha, simultaneamente, a execução da orquestra.
Responsável: Paula
Vagas: 40
A tertúlia dialógica de artes é baseada no diálogo igualitário e na construção coletiva de significados por meio da apreciação de obras artísticas. Nesta oficina, as pessoas participantes terão a oportunidade de vivenciar essa prática com a análise da pintura "Primavera" (1482), de Sandro Botticelli. A obra, uma das mais emblemáticas do Renascimento, será explorada em seus aspectos estéticos, históricos e simbólicos, promovendo uma reflexão compartilhada sobre suas possíveis interpretações e conexões com diferentes contextos culturais, emocionais e educacionais. A oficina busca fortalecer o pensamento crítico, a sensibilidade artística e o diálogo como ferramenta de aprendizagem na educação das pessoas.
Responsáveis: Rafaela e Acácio
Vagas: 20
A oficina terá como proposta educativa a realização de uma Tertúlia Dialógica Científica, uma atuação educativa de êxito que tem como base o diálogo igualitário sobre obras clássicas da Ciência. Nas tertúlias dialógicas científicas, os participantes realizam a leitura prévia do capítulo e durante sua realização, cada participante destaca um trecho que considere relevante, compartilhando sua interpretação, reflexões e conexões com temas anteriores. O diálogo coletivo é mediado por um moderador que garante a participação igualitária. Essa oficina busca apresentar a história da relatividade, utilizando os princípios da aprendizagem dialógica. O material de apoio será capítulo 1 – “Breve História da Relatividade” da obra O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking.
Responsáveis: William e Éverton
Vagas: 40
Nesta oficina desenvolveremos a Atuação Educativa de Êxito: Tertúlia Dialógica Feminista e Educação Antirracista. A oficina tem como objetivo vivenciar a prática da Tertúlia Dialógica Feminista e Educação Antirracista, possibilitando às pessoas participantes o diálogo igualitário, a reflexão crítica e a troca de interpretações sobre o texto e a leitura de mundo de cada pessoa. A oficina oferecerá dois momentos: breve apresentação da AEE e a vivência da Tertúlia Dialógica Feminista e Educação Antirracista. Com foco na escuta ativa e no respeito à diversidade de opiniões e participantes, a atividade visa propiciar um momento reflexivo crítico sobre temas como o amor e práticas antirracistas, bem como estimular a continuidade da prática no âmbito da EJA. Será disponibilizado o capítulo 4 do livro “Tudo sobre o amor” da bell hooks - Compromisso: que o amor seja o amor-próprio”, para que todas as pessoas realizem a leitura e elaborem seus destaques, feito isso, realizaremos a vivência em Tertúlia Dialógica Feminista e Educação Antirracista.
Responsáveis: Alexsandra e Regina
Vagas: 50 mulheres
Serão abordadas formas de violência e sua prevenção em sala de EJA. O Modelo Dialógico de Convivência será a atuação educativa de êxito tratada na oficina. Destina-se a educadoras (és), gestoras (és) e educandas (os) da EJA.
Responsáveis: Roseli e Eri
Vagas: 30
Nesta oficina, desenvolveremos os princípios teóricos e a metodologia da Atuação Educativa de Êxito “Grupos Interativos”, uma forma de organização da aula em grupos heterogêneos de estudantes que garante a inclusão ao enriquecer e potencializar as interações. Baseados nos princípios da aprendizagem dialógica, os Grupos Interativos contribuem para o avanço das aprendizagens e para a melhoria da convivência, contando com o apoio de agentes educativos, como familiares e voluntários da comunidade escolar. A oficina tem como objetivo apresentar a prática para professores, estudantes e demais pessoas interessadas, incentivando sua realização em contextos de Educação de Jovens e Adultos. Sua estrutura contempla três momentos: apresentação das bases teóricas dos Grupos Interativos, a vivência da dinâmica da Atuação e a reflexão sobre a experiência.
Responsáveis: Raquel, Amanda Bomfim, David, Isabella Porto, Amábia e Ana Tereza
Vagas: 40
Nesta oficina, desenvolveremos os princípios teóricos e a metodologia da Atuação Educativa de Êxito Liderança Dialógica. Está AEE envolve princípios e características relativas à gestão escolar. A oficina tem como objetivo apresentar essa prática para o público adulto, incentivando a reflexão crítica. A estrutura da oficina contempla três momentos: apresentação da AEE, vivência de uma Tertúlia Dialógica Científica e reflexão sobre os impactos e aplicações da experiência. Com foco na liderança dialógica, um aprofundamento da liderança pedagógica, baseada no respeito à diversidade de opiniões e no embasamento científico com impacto social, a atividade visa fortalecer o pensamento crítico, ampliar o repertório cultural e estimular a continuidade da prática em diferentes contextos sociais. Será disponibilizado um artigo científico para que todas as pessoas realizem a leitura e elaborem seus destaques sobre o texto de modo a vivenciarem a tertúlia dialógica científica.
Responsáveis: Fabiana e Bruno
Vagas: 40