18 de Maio - Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Dia 18 de Maio é considerado o dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, marcado pelo "Caso Araceli", crime ocorrido em 1973 contra uma menina de 8 anos de idade, Araceli, que foi violentada fisicamente, sexualmente e assassinada em Vitória (ES). Até hoje, o caso segue impune.
Após o ocorrido, foi instituída a Lei Federal 91970/00 que considerou essa data no mês de maio para dar visibilidade a luta contra o abuso infantil e trazer o tema para o debate público e para mídia, como uma forma de honrar a memória de Araceli e prevenir que casos como esse tornem a acontecer. Neste mês, diversas entidades, coletivos e grupos da sociedade civil se unem para conscientizar a população sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, trazendo dados e ressaltando a importância da prevenção e da denúncia.
É preciso saber que essa luta é cotidiana, e que o Maio Laranja traz a tona um tema que precisa ser discutido sempre em múltiplos espaços, pois esquecer é permitir e lembrar é combater. Diversos crimes contra as crianças e adolescentes continuam acontecendo, e precisamos estar informados e conscientes disso para podermos agir em prol da garantia dos direitos e da proteção deste público.
Na pandemia atual de Covid-19, com o distanciamento social, estima-se que várias crianças e adolescentes estejam sofrendo violência doméstica, por isso é preciso estarmos atentas e atentos as crianças e aos adolescentes próximos de nós, orientá-los, estabelecer diálogo sobre o tema, e em qualquer desconfiança acionar os órgãos competentes. Todas, todos e todes somos responsáveis pela segurança de crianças e adolescentes, é fundamental falarmos sobre o assunto e continuarmos nessa luta.