Dissertações

Letícia Ferreira. A Aprendizagem da Leitura: Atuações Educativas de Êxito na Educação de Jovens e Adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Daniela Mara Gouvêa Beline. Violência contra mulheres nas universidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Bruno Cortegoso Prezensky. Coerência interna em pesquisas em psicologia e contribuições à educação: análise da produção no período de 2011-2015 no periódico Psicologia Escolar e Educacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Larissa de Freitas Vieira. Leitura Dialógica na Educação de Jovens e Adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Juliana Barbosa Consoni. Contribuições da psicologia para o ensino de conteúdos e aprendizagem instrumental: um estudo das publicações dos Cadernos de Pesquisa de 1980 a 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Raquel Auxiliadora dos Santos. Promotoras legais: contribuições para um modelo de educação social de adultos.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Rosimara Silva Correa. Educação de Adultos e Educação das relações raciais: a extensão universitária.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva. Conhecimento e Conscientização: a historicidade do pensamento de Paulo Freire. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana. Contribuições da aprendizagem dialógica para a educação ambiental e suas possíveis convergências. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Francisca de Lima Constantino. Comunidades de Aprendizagem: contribuições da perspectiva dialógica para a construção positiva das identidades das crianças negras na escola. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Raquel Moreira. Diversidade cultural e educação escolar: perspectiva comunicativo-dialógica para o trabalho pedagógico.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Eva Maria Testa Teles. Tertúlia Literária Dialógica: leitura e relações de gênero entre crianças do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Adriana Fernandes Coimbra Marigo. Roda com Arte: aprendizagem dialógica em comunidades de aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Amadeu José Montagnini Logarezzi.

Vanessa Gabassa. Contribuições para a transformação das práticas escolares: racionalidade comunicativa em Habermas e dialogicidade em Freire.. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Vanessa Cristina Girotto. Tertúlia Literária Dialógica entre crianças e adolescentes: conversando sobre âmbitos da vida. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Juliana Franzi. Experiência e educação: contribuições de Paulo Freire para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas.. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Becky Henriette Gonçalves. O uso do computador na alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos na visão de educandos e educandas.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Tânia Barbosa Martins. Processos de exclusão social: a contribuição do conteúdo e ensino de história e a visão dos jovens e adultos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Eglen Silvia Pípi Rodrigues. A situação escolar na perspectiva do aluno. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
Larissa Marini. A concepção de sujeito para Freire. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Fabiana Marini Braga.

Vivian Massullo Silva. Os relatos dos bolsistas de ID presentes nos anais do Endipe entre 2010 e 2014: uma análise da relação dos pibidianos com a aprendizagem dos alunos da educação básica e o reflexo dessas ações na formação inicial docente.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Fabiana Marini Braga.

Mariana Cunha Bhering. JUVENTUDE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PRESENTES NAS PUBLICAÇÕES DA BASE SCIELO ENTRE 2010 E 2014. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabiana Marini Braga.

Ernesto Ferreira Galli. O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia da Esperança. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Fabiana Marini Braga.

Aline Vanessa Gavioli. EJA e práticas pedagógicas: contribuições e desafios presentes nas publicações da ANPEd nos anos de 2003 a. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Fabiana Marini Braga.

Adriana Zakia Costa. Idosos na EJA: contribuições a partir do periódico Reflexão Psicologia:Reflexão e Crítica (de 2000 a 2012). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabiana Marini Braga.

Fabiana Marini. A relação entre a escola e as famílias de periferia urbana: em busca de possibilidades de aproximação.. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

Thaís Juliana Palomino. Meninos e meninas em escola de periferia urbana: a relação entre fracasso escolar e sexo, cor e organização familiar.. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.